Visitors

Website counter

segunda-feira, 29 de março de 2010

Blogdodesempregado - Cap15 - O meu melhor Amigo ..... Powered by Surfcamp Portugal Holidays&Accommodations

Está o Surfcamp cheio... férias escolares e então cá vai disto: crianças e teenagers em surfer's campus!

Tinha portanto que ir para a praia ajudar o resto da comitiva mas teria ainda umas voltas importantes antes de lá chegar. Estava sol mas vento e há surfadas que só sabem bem pela companhia... convicto que hoje seria um desses dias, convidei o meu melhor Amigo a acompanhar-me em mais uma jornada no papel de um surfista desempregado:
- Queres vir fazer umas ondinhas comigo?
- É pá... desde o ano passado que não meto os pés numa prancha...!
- Na boa, eu ensino-te e o Sócrates paga-te a aula...!
O dia de todos os 700.000 da minha espécie começa - pelo menos com cadência quinzenal - com uma ida à junta de freguesia ou centro de emprego da área da residência. Temos que carimbar um papel. Disseram-me que o objectivo prendia-se com o facto de não estarmos de férias pelo que assim não nos poderíamos ausentar em demasia da área da residência. Género pulseira electrónica em pequena escala mas por um crime que não cometemos... e lá fui pela enésima vez. Estacionámos e perguntei-lhe se vinha comigo, ao que acedeu.

Ao contrário do que vinha sendo hábito, hoje não fui atendido pelas musas que prefazem o quadro de pessoal daquele estabelecimento oficioso mas sim pela preguiça em pessoa. Um fulano que conheço de vista da noite torreense de especto peculiar: metro e meio de gente , cabelo pelo ombro com lacuna pronunciada à Franciscano, barriga proeminente e pés às dez prás duas. Tudo somado e poderão adivinhar que o deslocar da vedeta- claro que vagaroso ou não fosse aquele o personificar do funcionário público - faz rir qualquer gajo que ali se apresente pelas piores razões... as minhas.

Dei-lhe o BI e o impresso (claro que há um papel...) e o dito cujo, após rápido (!) teclar lamenta o facto de não dar. 'Não dá?'  
Pediu-me desculpa mas não dava. Não reagi. Do género...: 'olhe, quero atestar o depósito sff'. E a este suplicar responderem-me um... 'Peço desculpa mas hoje só atendemos aviões'.
E então dirigi-me ao Centro de Emprego para averiguar o que se passava... queríamos surfar mas, aparentemente, o filósofo engenheiro e primeiro ministro tinha-me cortado as vázas.

Paguei o estacionamento - confesso ter tido uma nítida sensação de dejás vu - e lá fomos os dois, o meu melhor Amigo e eu. Quatro pessoas à minha frente. Aguardámos e à chamada, dirigi-me ao pálido assistente... averiguaram o meu caso e não se passava nada. Fui para a praia e pensei em dizer-lhe para vir connosco. Passaríamos então a três mas calculei que o espírito de missão lhe gotejava nas veias e talvez pelo pouco caudal, surtisse aquela cor...  deixei o convite por dizer. E fomos.

Parámos para comer algo e em plena hora de almoço juntámo-nos aos supracitados surf campers. Fomos pondo a conversa em dia e depois lancei-me à água com ele. Nem levei prancha de forma a não cair em tentações desnecessárias pois ondas não me vêm faltando. Dediquei-lhe todo o meu tempo e passado pouco mais de uma hora já raramente caía. Empurrava-o mar adentro e depois em sentido contrário quando a ondulação nos visitava. Os risos e gritos eufóricos acompanharam-nos por três horas e voltámos para o carro já exaustos.

Viémos para casa e preparei-nos o lanche... adormeceu aqui no sofá e poraqui ficou enquanto lhe fui buscar as irmãs... prometi-lhe que amanhã repetiríamos a dose. Ao fim e ao cabo, o nosso melhor Amigo é apenas um e por ele tudo.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------

don't forget .... you also have two blogs:

 pt-> http://surfcamppt.blogspot.com
eng-> http://surfcamp-en.blogspot.com


------------------ Sites -----------------------


    http://casamarela.moonfruit.com

    http://www.surfcamppt.com   


------------------------------------------------

1 comentário:

  1. Pois meu caro, pensas que trabalhar nas instalaçoes publicas é o mesmo que cordenar as obras que diriges e que no teu estilo "maneira de estar em obra com 200 gajos para por a bolir cordenando tudo com cara de poucos amigos mas que sabendo eu e mais uns quantos que estas de corpo e alma nos objetivos que tens a alcansar" pensas mesmo que eles teem objetivos claro que teem " fonix numa mais xega ás 16 para me ir embora olha ai veem mais um vou mandalo pastar"e isto passace em quase esceto algumas ex, e passo a relatar uma:
    Um dia destes a minha linda Mulher xega me a casa com uma cara perecia que tinha acabado o mundo e pergunto olha lá nem uma bejoca ao marido, onde ela me olha e eu vi que nem me tava a ver, remato ENTAO responde, desculpa tava a pensar, aconteceu uma coisa lá na escola que ainda nem acredito, entao nnao é que um bando de miudos com 14 e 15 anos pa I do lado de loures entraram na escola onde numa confusao um deles encosta um canivete no pescoso de um professor. repondo tas a gosar, ela nao estou e ainda por cima a diretora xamou o comandante da esquadra da PSP TVD onde o magano responde que nao ia arriscar meter se nessa cituaçao a ele ou a outros agentes porque naquela esquadra todos tinham familia e nao queriam represalias. Acho que fiquei com o queixo a bater nos joelhos com aquela porcaria qua acabei de ouvir como é que é possivel, bem nisto pego no telemovel ligo para um amigo que trabalha nesse mesmo posto conhecido teu tb
    Zé Brás relato lho o que tinha ouvido ainda meio ou inteiro surpreendido onde ele me respondeu que aquelas ratas velhas da esquadra local só servem para receber ordenado e se eu fosse faser algo a esses putos eu é que iria de cana. Decididamente acho que estamos mesmo a cair num abismo onde "todos" os funcionarios publicos sao nada mais nada menos que uns ladroes de impostos. Bem já xega que ja estou deprimido fonix nao á dia que nao fique assim. sserá que não á ninguem neste país que avalie o desempenho destes nosso seguranças publicos que nao fasem mais que passar multas de estacionamento? Foste esperto em pagar o estacionamento senao ja tavas ou tas á mesma LOL.

    ResponderEliminar