Visitors

Website counter

sexta-feira, 12 de março de 2010

Blogdodesempregado - Cap2 - Candidatura ao Surf Eterno ....... Powered by Surfcamp Portugal Holidays&Accommodations

Primeiro, a foto da praxe para que vejam o quão boas são as ondas neste solarengo país...


Owner of Surfcamp Portugal Holidays&Accommodations
Olá fãs de todo o mundo e Portugal incluído!!!!

Além do surfzinho desta manhã resolvi ser inovador... como têm sido infrutíferas as diversas candidaturas aos melhores cargos do mundo da construção, resolvi por em prática todo o meu charme enquanto bom moço e cidadão honesto que sou.

A seguinte transcrição é o meu sétimo mail de candidatura à mesma vaga respeitante ao anúncio publicado pela Manpower sob assinatura da Dra Célia Lopes, por semanas consecutivas, sem que obtivesse qualquer tipo de feedback... espero que gostem, oportunamente facultarei o meu NIB para que possam contribuir com o tratamento mental necessário à prevenção de futuras redacções do género... bom fim de semana!!!

'Olá Célia Lopes

Pessoalmente ainda não nos conhecemos - e quer-me a mim parecer que não o faremos, pelo menos nesta encarnação, redigido e enviado que está este mail - mas autorizei-me a enviar-te esta 'pikena' nota quase-que-de-recomendação a que não repitas essa tua forma de agir, após diversos mails - confirma-me aí nas tuas cenas se sete, se oito... - sem resposta da tua parte, a uma hipotética ida para Hong Kong tendo em vista uma vida de árdua labuta por terras distantes, em troca de um horror de dinheiro.

O porquê desta libertinagem é de facto simples e meretório de ser explicado:
- para todos os efeitos, tu és a maior barreira entre uma excelente carreira no desemprego, com muito surf mas poucas obras de realce, consequência não de uma incompetência profissional minha mas do pântano e marásmo em que se encontra a construção civil nesta bela pérola lusa à beira mar plantada e, dizia-te eu a propósito do obstáculo a transpor, um regresso pela porta grande à nobre arte de bem edificar.

Sou engenheiro de obra - daqueles que não se importam de perpetuar mensagem pelo estaleiro independentemente do cariz cultural e social do meu interlocutor - vai para mais de uma década e vejo-me quase que em situação de desespero. Dirias tu que carente de alguma sanidade mental mas não concordo, de todo, com essa análise. O meu QI foi referido por diversos psicólogos como estando acima da média para os assuntos que me interessam, quer isto dizer, que em termos de redacção escrita, surf e engenharia, o teu novo amigo Rudolfo está cá para os gastos...
Tenho imensos míudos cá por casa - adoro fazê-los e lá está o meu tal sentido de responsabilidade a submergir (ou será emergir...?), criá-los - três, para ser mais preciso e conciso, e uma companheira daquelas para a vida. O cão que vive algures pelo quintal e que protege a empena norte da minha moradia existe por mero acaso e fetiche infantil. De resto sou uma pessoa simples, honesta e trabalhadora. Dizem-me algumas amigas que sou bastante atraente em inúmeros aspectos mas que tenho um feitio do piorio... e talvez daí a necessidade deste mail.

Oh Célia, detesto que me ignorem. Se achas o meu CV inadequado, ou que sou aquele tipo técnicamente incapaz de gerir centos de assuntos em simultâneo ou mesmo um baldas do piorio cujo único intuito nesta vida é o surf e, apenas se este o permitir, algum acumular de património em €€€ (ou ienes neste caso...) é pá, tudo bem. Mas podias ter tido a ombridade de mo confessar. Assim mesmo sem espinhas... com franqueza e sinceridade, mas sempre com um espírito enorme de humildade, dada que é a qualidade que mais aprecio em qualquer ser humano.

'Rudolfo, tu queres o cargo mas não o vais ter...' - bastava isto, excusavas até de estar com aquelas formalidades de engenheiro para aqui e para acolá. Frontalidade e algum humor, é tudo o que te peço.

Olha Célia, e vou postar este 'nosso' mail no meu recém criado blog porque assim mo solicitaram. Passo-te a explicar a razão:
- nestes meses de interregno laboral e sempre que Neptuno não me presenteou com as suas desejadas hostilidades - quer isto dizer 'surf em ondas acima de meio metro' - construí um site para rentabilização de dois T0's que edifiquei cá por casa (não sei se anteriormente te referi que isto da construção, para mim, são fávas contadas...) e caso até queiras ter umas aulinhas, fica o link http://casamarela.moonfruit.com/ (sim Célia, o engenheiro da foto sou eu...).
Até achei piada áquilo do webdesign e vai daí ainda fiz outro, mas dedicado apenas ao turismo de habitação http://beachouse.moonfruit.com/ pelo que, se te apetecer vir conhecer aqui a região Oeste e os seus peculiares habitantes, ofereço-te desde já um desconto comercial de 10% mesmo que não me telefones a agendar a referida entrevista ao cargo em epígrafe.
Mas voltando a montante deste parágrafo, o blog onde vou publicar esta 'não-candidatura' é o http//surfcamppt.blogspot.com/ e, por razão técnica que desconheço, fui incumbido de diariamente adicionar alguns pequenos e modestos caracteres. Sei que tem algo a ver com o valor do site relativo ao surfcamp mas explicar-te como funciona este enrêdo também não consigo e como podes verificar, não minto, não invento e não deixo as coisas por dizer. Aliás, sou conhecido na praça por Engenheiro Frontalidade de Destemido da Silva e Humoresco.

Pronto Célia Lopes, não te molesto mais quer com façanhas quase dementes como esta quer com candidaturas não apreciadas por ti.

Beijinho e espero que me contactes para um eventual booking cá pelas instalações da malta, uma eventual entrevista aí nas tuas instalações ou te fidelizes como 'seguidora' do meu blog...

Rudolfo Valente'

E nem 10 minutos passados que estavam, ligou-me a supervisora da Célia, a Patrícia, para que tudo ficasse esclarecido e lá estava por fim a tal pretensão com a redacção desta crónica... avisar-me que o meu perfil não preenchia os requisitos.

14 comentários:

  1. Mai nada ! Oh rudas se tudos fossem assim ... este mundo ou pais quiçá andava mais direito! E ainda dizem que os surfistas só tem cabeça para ter o cabelo com parafina ... é triste ... é o pais que temos, mas pior que isso é ter este tipo de pessoas nos Recursos Humanos!

    Grande abraço,
    dom (Atitude)

    ResponderEliminar
  2. Impressiona ver como facilmente uma história é moldada de forma a parecer incrível e suscitar comentários como este q está em cima....

    Já pensaram em como (pelo menos algumas) pessoas de recursos humanos recebam centenas de mails com candidaturas por dia e, pq tem q aparecer trabalho feito ao invés de conversinhas mansas no fim do dia, o tempo só permita responder às candidaturas q preencham os requisitos e, por isso, tenham q ir a entrevista?

    ResponderEliminar
  3. o tu estares desempregado, é um deleite para quem gosta de ler os teus textos ;)
    grande abraço
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Normalmente não gosto de tomar partidos neste tipo de argumentações, mas sendo eu um leitor assíduo deste blog e de outros dedicados à temática do surf (ou pelo menos escritos por quem pratica esse indispensável desporto ;) ) tenho que me admitir desiludido.

    Com franqueza... o que esperavas tu, Rudolfo, conseguir com esse e-mail?
    1- Tentar chatear uma pessoa que recebe 500 CVs por dia em que o teu é só mais um com tantas ou tão poucas habilitações como todos os outros?
    2- Ser alvo de chacota lá pelo departamento da "Célia"?
    3- A última mas não a menos importante: Garantir que jamais o teu nome vai ser recomendando a qualquer entidade empregadora?

    Eu pelo menos não gostava de ter um egocêntrico desmesurado como empregado...

    Não me interpretes mal... sei que não é fácil estar desempregado (ainda por cima, pelos vistos, tendo habilitações e tudo), mas penso que escolheste mal a maneira de expor as tuas mais-valias. Como espero que já te tenhas apercebido, o "lado negro" é um patrão severo...

    Atenciosamente:
    Diogo

    ResponderEliminar
  5. Pois meus caros... já alguém dizia que agradar a gregos e troianos só se for coisa do demo!!!

    Obrigado pelo apoio Dom e Jorge, e ficam as seguintes linhas inteiramente dedicadas ao cwally, ao Diogo e a todos os portugueses cizudos, apáticos e sem ponta de sentido de humor que abomino.

    Facto 1) Não necessito de tratamentos pessoais e especiais que não sejam dos meus amigos ou família. De facto pouco me interessam o que pensam a meu respeito mas, faltarem-me ao mesmo, ignorando-me, é algo inadmissível e que só os cobardes como tu Diogo, se silenciam e acatam o que lhes destina, enquanto pobres cordeirinhos frente ao temível pastor de 'lado negro' e têz severa.

    Facto 2) A pretensão cwally , algo que não atingiste por certo por possuires pouco sentido de humor e seres certamente dono de algum tipo de frustração enquanto observador dos que levam a vida em pleno e a fundo, foi unicamente esta :
    - a inclusão de um script de auto reply.
    (aquela tal coisa automática que poupa o tal trabalho da pobre Célia e dos 150 CV's diários que lhe chegam às mãos e assim não deixar as pessoas sem saber se o mail chegou a bom porto) com o seguinte dizer 'Exmo Senhor Candidato, acusamos a recepção do seu CV, entraremos em contacto consigo se o mesmo for considerado adequado à vaga'.
    Ao que parece e como referi, tomando como certas as palavras da Patricia Lopes, nomeada supervisora da Celia Lopes, será atendida a pretensão e portanto, alcançado o objectivo primordial do mail.

    Facto 3: Diogo, chamares-me egocêntrico quando segundo a opinião de outros acabei de defender uma classe que tem o direito de se sentir ofendida por ser ignorada... é uma opinião méramente pessoal e completamente tua.

    Deste-ma e excusavas de o ter feito. Da mesma maneira que eu dei a minha à Célia como nota de atenção à falta de um pequeno sinal de profissionalismo tido por tantas outras agências de recursos humanos no mercado.

    A Manpower não é lider de mercado e o criticado modo de agir da família Lopes não o modus operandus de todos os titulares de apenas mais um franchising internacional.

    Poderia não o ter feito? Certamente... mas não era a mesma coisa... LOL

    Quanto às tuas preocupações como o meu bem estar Diogo, guarda-as e mete-as onde bem te apetecer e lembra-te sempre que vivo feliz faz décadas e sempre dentro do contexto do Facto 1.

    Um bem haja a todos menos 2,
    Rudas

    ResponderEliminar
  6. Cwally, mantem-te à altura do pregaminho e manda-me o teu mail para que te faça o forward do mail enviado à Celia Lopes e 10 mintutos depois, discutido em amena cavaqueira telefonica pela supervisora Patricia Lopes durante aproximadamente 15 minutos.
    Aguardo o mail para que possas redigir o desmentido ao teu comentário da forma mais célere possível.
    'Uma história é moldada'...? tss tss tss, vê-se logo que não surfas!!!

    ResponderEliminar
  7. Ena ena: portugues cizudo, apático, sem ponta de sentido de humor e dono de algum tipo de frustração. Como as minhas duas frases deram para inferir tanta coisa sobre mim :D

    Infelizmente não tenho o dom da escrita gira e elegante q cativa os outros e q na minha opinião pussuis. Assim prefiro ser curto e directo de modo a molestar o mínimo possivel os outros lol. Ora como vês pelo primeiro comentário q a tua publicação suscitou a forma como pões as coisas faz parecer q há ali uma incompetência descomunal q pode não existir!

    Como dizes, não queres ser tratado de forma diferente dos outros. Ora pelo q percebi este era o procedimento geral para todas as candidaturas! Então a introdução de um script que acuse a candidatura e consequente contacto caso seja válida é (na minha visão) uma excelente sugestão.

    Mas, e como prova o primeiro comentário, não são bem essas as reacções da avaliação humana à situação como a puseste (e por isso falei em "moldar"). E sabemos lá nós quais as razões para esse script (ainda) não existir...sei lá, pode ser um departamento muito recente, pode ser q simplesmente nc ng se xateou com isso, pode ser q já seja procedimento "normal" no sector da àrea de recursos humanos... não faço a mínima mas em qualquer destas situações está-se a cometer o erro enorme de catalogar de incompetente quem possa não ser. Só isso.

    Não percebi para q querias meu endereço de email. Fazer-m fwd ao email que já está aqui em cima na tua publicação?

    Enfim...isto sou eu a tentar ser curto e directo, lol...claramente não pussuo o dom da escrita gira e elegante, fica provado :)

    Não me mandaste um bem haja...é melhor não te mandar cumps q ainda m mandas enfiá-los nao sei aonde como fizeste ao Diogo. Achei triste...não havia necessidade.

    About surf...talvez um dia, quero btt experimentar:)

    ResponderEliminar
  8. @Cwally: sendo 'curto e directo' concordo na íntegra contigo... não tens, de facto 'o dom da escrita gira e elegante que cativa os outros' e, caso o tivesses, enquanto posicionados como inimigos como aparentemente nos puseste aquando da tua primeira intervenção, seria eu pessoa para te retribuir esse camuflado elogio? Claro que sim e como tal devo-te eu agora uma explicação.

    A minha reacção 'à pistoleiro' tem a ver com a nossa diferença de interpretação do termo 'moldar' que redigiste. Aparentemente usaste outro sentido que não o ofensivo... pareceu-me que insinuavas ter eu inventado uma história para surtir comentários positivos e encorajadores, como tal as minhas desculpas se te assustei... ;)
    O fwd do mail é justificável com o facto de o que está transcrito poder ser ou não, um mail de facto enviado à Célia Lopes e desenvolvido telefonicamente com a Patricia Lopes. Aparentemente basta-te a minha palavra e eu agradeço o voto de confiança.
    O busílis relativo ao clã Lopes: a meu ver, não passam de mais um 'franshisado' da Manpower pelo que, talvez, tenham algo a aprender com as restantes empresas que estão no mercado... se me servem um mau café, digo que é mau. Se me prestam um mau serviço, pronuncio-me quanto ao mesmo e não uso o facto para chamar nomes e descer de nível. O mail está redigido de uma forma humoresca e sarcástica mas nunca ofensiva. O objectivo surte talvez de alguma saturação quanto ao envio de cv's e por verificar que é melhor receber uma nota sucinta de 'obrigado pelo CV' que um silêncio que poderá (ou não) traduzir-se num 'vcs os desempregados são tantos que nem temos que os tratar bem'.
    A 'pobre da Célia Lopes' recebe 150CV's dia segundo os dados da Patrícia Lopes. Mas ó cwaly... a pobre da Célia envia quantos cv's por dia? Pesquisa quantos anúncios por dia? A pobre da Célia vai ter que emigrar apesar de ser bastante eficiente no cargo que desempenhou por anos a fio...?

    (Segue outro comentário dentro de momentos)

    ResponderEliminar
  9. Busílis 2, o Diogo.
    Quando alguém que não me conhece me apelida de 'egocêntrico' sem qualquer tipo de argumentação plausível dado não ser conhecedor da totalidade dos factos... pois sim, uso a 'moca dos pregos dos dígitos pesados'.

    Argumentar através da generalização e empolamento de factos insustentados é o que diaria e infelizmente apreciamos em qq tabelóide...'expeculação'. Não compro o 'Crime' e podes ter a certeza que 'enfio' o Diogo numa qq gaveta em matérias de argumentação. Queres ver alguns exemplos de mau jornalismo do nosso amigo serem desmembrados condignamente apesar de descontextualizados?

    1)Leitor assíduo de um blog com 2 dias de existência? Quer isto dizer que veio ao dia da abertura e ao seguinte.

    2)Expecular acerca das pretensões do mail...

    2.1) 500cv's não são 150cv's.

    2.2) Chatear a pessoa foi uma pretensão? Porque iria a pessoa chatear-se com um mail humorado? O que a pessoa fez foi pedir ao seu supervisor para me avisar que o sistema informático iria prever o que eu pretendia.

    2.3)'Não menos importante' - na escala de quem e avaliado sob que escala? Opiniões são como as pilótas... cada um faz xixi com a sua.

    2.4)Dado eu não ter gostado do serviço prestado pelo clã Lopes, o meu nome nunca mais etc... Sensacionalismo, diria eu! Vinte anos de carreira e nunca arranjei trabalho através de uma agência de recursos humanos mas, aparentemente, quem não trata bem os Lopes...

    2.5)O Diogo não me contrataria por me ter em conta como um 'egocêntrico desmesurado' descartando o facto de eu, apesar de desde 1993 ter sempre tido cargos de direcção e chefia - aparentemente à semelhança do Diogo -não ter o direito de descartar o Diogo enquanto colega, subordinado ou supervisor. Oh cwally, porque raio haveria eu de querer trabalhar para ou com o Diogo?!?!?!

    2.6)Não pareceu óbvio que descartei à partida, qualquer tipo de interesse comercial com o clã Lopes que não passasse pela prestação de um serviço? (aulas de surf)

    Oh Cwally, 'não me interpretes mal', mas o 'teu amigo' Diogo é um g'anda Tótó... ;)

    Abraço a todos menos 1, LOL
    Rudas

    ResponderEliminar
  10. Rudas, força aí e passa este ao 'Clã Lopes'.
    O facto de estar em inglês é propositado!!!!!!

    'Dear Mr (s).
    Thank you for your e-mail. The Sotheby's International Realty Portugal team will do their best to answer your e-mail as soon as possible.
    Best regards,
    The Sotheby's International Realty Portugal Team'

    ResponderEliminar
  11. Há realmente pessoas que lidam muito mal com a situação de desemprego!

    ResponderEliminar
  12. Há realmente pessoas que não têm sentido de humor algum!

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo... há pessoas que realmente ligam muito mal com tal 'previlegiada' situação:
    - Ainda a semana passada, entre um das duas sessões de fotos de surf - cujos resultados (francamente bons, aos meus olhos e dos meus) venho entretanto aqui apresentando - fiquei a saber que um dos pedreiros que vinha privando comigo faz alguns anos se tinha fartado de tanto previlégio e acabou por se pendurar numa árvore... desistiu portanto.

    Pelo que entre xanax's e depressões profundas, apatia e demência, suicídios, alcoolismo, toxicodependência, criminalidade e outras benevolências do tipo, ainda há aquelas que as preterem para surfar, fazer a lida da casa, surfar, ir às compras, surfar, escrever blogs, surfar, desenvolver um surfcamp, surfar e brindar à vida com os amigos!!!

    Pelo que, apesar da nossa matriz ser o fado, pobre do que percorre longe do humor, prazer e da alegria que é viver um dia de cada vez...

    ResponderEliminar
  14. Tu ainda te vais tornar um revolucionário com muito bom humor. Um mais aqui para este rectangulo governado por pulhas que tem de melhor as ondas, o sol e o marisco!! O pedreiro em vez de se enforcar devia era ter espetado uma marretada na cabeça de um qualquer Rui Pedro Soares ou Varas deste cantinho. Como te disse, assim que tivesse tempo terias a minha atenção e obviamente este post deliciou-me, eu um eterno inconformado e defensor dos fracos e oprimidos, e cada vez mais dos desempregados.
    Abraço
    Boas ondas

    ResponderEliminar