Visitors

Website counter

domingo, 11 de abril de 2010

Blogdodesempregado - Cap21 - Mind(e) the Funk ... powered by www.surfcamppt.com

Um amigo meu é percursionista de uma banda, os Funkoffandfly e um outro amigo meu é de Minde. O meu primeiro amigo foi tocar ao VI festival de Jazz de Minde que decorre(u) este fim de semana... A estes dois amigos juntou-se ainda um terceiro amigo. E somos todos amigos dadas estas coisas estranhas da internet... todos praticamos - ou pelo menos tentamos... - surf e começámos há anos atrás a escrever no mesmo fórum, o melhor da especialidade dizem poraí. Juntamo-nos ocasionalmente para viajar ou meter a escrita em dia e há alturas em que nos apetece cometer um devaneio cultural pois nem só de desporto vive um homem!
E então misturam-se (bem) as coisas:
- amizade, música, comida e bebida... e o resultado foi soberbo dados os excessos de alguns destes artigos. A janta - a par da comida - foi à descrição e decorreu em conjunto com a banda num excelente estabelecimento cujo nome não posso revelar por ter sido fechado pela ASAE e, como tal, abre apenas para amigos, ocasiões especiais e sob fortes medidas de segurança e vigilância. Fica um exemplar:
Não fôssemos nós amigos deste gajo e nem tínhamos tocado no bacalhau com natas... Pedro Cadete - Funkoffandfly e segurança privado da T'ásca da Ti Maria. 

Aqui já o tal segurança aparecia mascarado de gajo porreiro... o nosso amigo surfista - lá atrás, de bóina e a puxar pela malta... - surge pelo meio dos amigos dele. Apreciem um pouco do muito de bom que (ainda) se vai fazendo neste nosso Portugalinho...


 
Minde é um daqueles locais que nos toca a alma. Além do português fala-se o minderico. Fica em plena Serra dos Candeeiros - ali prós lados das grutas de Mira d'Aire, aquelas que todos nós visitámos no ensino básico... - e grava-se-nos a ferro e fogo na mind de quem por lá passa pois é uma vila repléta de mais valia cultural.
 
Longe do mar não há surf pelo que a música e pintura e um forte orgulho minderico fazem-nos recordar o quão boa é a vida quando percorrida em comunhão. Ao contrário do que se poderia pensar, a população não está envelhecida mesmo tratando-se de uma vila no interior centro. Aparentemente as sucessivas gerações têm sempre mindericos malandrécos que se vêm entretendo imeeeeeenso nas grutas... algo normal dado o calcário abundante na zona... daí  que do ponto de vista turístico - e menos erótico... - também termos ali perto aquelas de Santo António. 

Pois... bem, não tirem o 'n' ao termo e apreciem um pouco de funk:

Não sei se já referi o facto de se comer bem e beber-se quase melhor. Tiveram tempo para inventar um dialeto local e há uns quantos que escrevem enquanto os demais lêem... nem todos alcançaram o sucesso mas divertem-se a persegui-lo. Deixo-vos exemplo do artista plástico que foi tentando noite adentro mas nunca o logrou alcançar...

 
O resultado poderá até nem ter ficado assim tão mau mas ter-me estado a flirtar uma noite inteira poderá ter perturbado um pouco a minha isenção no que concérne à avaliação dos dotes do mestre... mas digam vocês de vossa justiça.

A música ficou a carga de duas bandas... uma de blues - Stone Pony... nem comento o nome - com excelente reportório se bem que maioritáriamente emprestado e a do meu amigo Pedro, os já referidos Funkoffandfly cujo registo anda ali pelo Funk dos anos 70 carregados de boa disposição e sonoridade com algumas mãos cheias de originais. O improviso pautou grande parte da jornada musical... claro que saiu bem ou não estivéssemos nós perante excelentes músicos. Serão adentro acabaram por se juntar uns quantos de ambas e saiu para lá um Stone Funk engraçado. O recinto da localidade possuía boas condições e embora esteja inserido num vale lindíssimo, aquela deia que temos que sempre que nos deslocamos às lezírias ribatejanas enchemos o bandulho, ali também vale apesar da disparidade do terreno. Nunca no Ribatejo poderia faltar uma farta tasquinha de comes e bebes a preços comedidos... e o que seria do pobre Jazz sem uma boa e nobre morcela de arroz??? 

A noite começou morna com o público a ter alguma relutância em abandonar o conforto da cadeira mas após insistentes e a plenos pulmões... 'C'mon You Good People!!!' ou 'Let's Party You Funky People!!!' - oriundos de uma figura que tornou impossível adivinhar de onde raio saía aquele sonante vozeirão, acabámos por nos juntar todos ali à beira palco... muito ritmo, jazz, diversão e uma bebedeira engraçada.

O que tenho mais a acrescentar...???Viva Minde!!!
VII Festival de Jazz de Minde 2011...???? 'Tamos lá... conto convosco?




  


don't forget .... we have two blogs:



------------------ Sites -----------------------
http://casamarela.moonfruit.com
http://http://www.surfcamppt.com/
------------------------------------------------

1 comentário:

  1. que é que aconteceu ao cabelo do Pedro ?! andas muito de mota pá :p

    ResponderEliminar