Visitors

Website counter

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Blogdodesempregado - Cap20 - Sindicalismo Puro, Duro e pouco Bruto...... powered by www.surfcamppt.com





É pá... surfei hoje mais de 4h de ondas perfeitas, estou feliz, estou contente e como tal, achei que deveria contagiar o resto do mundo. Joguei à bola na praia com o meu filhóte varão, empinámos um papa-gaio da loja dos trezentos - fica a dica que hoje o móte lá está, ajudar o próximo: prefiram aqueles das lojas da especialidade dado que ainda demorei um bocado a convencer o piloto que o problema não era da habilidade ou do vento mas sim do equipamento. Corremos o areal todo e o raio da coisa poucos segundo se mantinha em meio aéreo. Mas sendo este o blogododesempregado quem mais haveria eu de ajudar que os 750.000 que comigo partilham esta singular mas cada vez mais comum condição? Como vem sendo hábito este mês... põe o disco a tocar sff e devora os caractéres que se seguem pois se alguém me paga para surfar e escrever, pelo menos numa das duas tarefas terá apostado com sucesso.

Tenho fé. Acho que um homem sem fé é algo banal... e não me refiro óbviamente aos que ao longo do percurso a perderam por qualquer razão fatal. Mas os outros, os agnósticó-científicos. Tudo é corrente eléctrica e sem gerador a cena não vai lá. Eu acho que as coisas funcionam por energia - há positivas e negativas - mas um pouco longe do conceito de corrente contínua dos nossos amigos cinzentos. E dizem os entendidos que a fé anda de mãos dadas com a religião - acredito até ser dos poucos que não partilha dessa ideologia pelo que, sou um gajo cheio de fé mas estou longe de acreditar no sucesso desse binómio e arredei assim a hipótese de formar uma nova religião e então surge o título: Sindicalismo.

Pois fica oficializado que vou formar o SDD - Sindicato Do Desempregado. Provavelmente serei o presidente do sindicato mais virado para o cliente dado que não posso ganhar dinheiro com o negócio sendo que perderia o meu subsídio e assim sendo a minha veia de proxeneta da sociedade - como tantos gostam de me apelidar... - e acabaria por me sentir mal em defender os interesses daqueles com quem já não partilho a cor da sindicância.

Assim que assumir as minhas funções no SDD, convoco uma greve geral. 
Ouvi no outro dia na TV dos pobres como eu - forma poética de sinonimizar canal generalista - que muita malta se sente marginalizada quando circula com a capa plástica de lista verde rumo ao carimbo obblige da junta de freguesia ou centro de emprego. Até que a passem a vermelho está a burra nas couves e não desmobilizaremos. Ou mudam a cor ou não desconvóco a greve catano!

Depois da greve passaremos às acções de formação.
Havendo alguma semelhança dos da nossa raça com os cidadãos que por algum infortúnio usem pulseira electrónica - sim, não nos podemos ausentar sem aviso prévio e temos que provar que cá estamos a cada par de semanas apresentando-nos com o tal dossier (por agora verde) em local predestinado - ou aqueles outros a quem lhes foi aplicado termo de identidade e residência, proponho que sejam estes últimos a formar os associados do SDD. O porquê é óbvio e até o evidencio com o meu caso:
- tenho quase 40 anos e nunca roubei uma pastilha elástica sequer - talvez aquela antena no C.C.Colombo em 1998 a um opel corsa igualzinho ao meu, cor e tudo, incluindo o capta-ondas.

Mas, dizia eu, a par da hipotética massa associativa do SDD, nunca me especializei nessa arte pelo que, quando acabar o subsídio e com o facto de o dinheiro ter que continuar a entrar cá em casa... terei que me iniciar e porcerto serei apanhado. Na xóldra não há ondas e assim sendo, com estudo minucioso dos cidadãos à margem da lei acima referidos tendo em vista o escurtínio de 'onde falharam eles', teremos certamente sucesso e produzirei fora dela e com o direito de pelo menos ao fim de semana ir à praia apanhar umas com a malta aqui do surfcamp.

Para angariar fundos - não tem lógica aplicar quótas a quem já por si tem uma situação económica precária - e pelo menos enquanto as acções de formação não começarem a surtir resultado, vamos também promover a festa do retrocesso. Claro que nos baseámos na festa do avante mas o antónimo vem daquela máxima do Barroso ou do Guterres - confesso que a memória me falha - que ao dirigir-se ao povo exclamou o seguinte: - 'bem sei estarmos à beira do abismo mas, meu povo, urge seguirmos vigorósamente e como tal com o meu total apoio daremos juntos o passo em frente...' ( e estava certo o sacana...)

E o que se quer na verdade é retrocesso dos números que embora manipulados em baixa, já assustam. Que toda a malta tenha direito a sentir-se útil e um membro activo da sociedade. Que se produza trabalho e não burocracia ou serviços mas, a verdade é que mesmo que o nosso filósofo exclame 'São precisos é empresários e gente que arrisque...!!!', o povo não já vai atrás. Claro que votam nele. O homem veste Armani caramba...! Mas arriscar só se for no tiro de pressão de ar na Festa do Retrocesso, onde o DSS vai promover a fartura (a frita em óleo 'obv/...), o termoço e a jóla, a bifana e a entremeada e a vinhaça.

Não sei se já acabou o videoclip mas o DSS não se esquecerá do fado... pois caso todas as medidas acima referidas falhem, vou promover a construção de milhentas aldeias da roupa branca onde a cantaria durará noite e dia. Lavaremos e engomaremos roupa com água do rio que não venha de Espanha, incluindo a vertente de exportação da mesma. Entra enxovalhada e sai branquinha e direitinha!!! A construção civil voltará a ocupar os 65% da economia nacional e podemos formar uma série de municípios e concelhos e respectivos mandatários para a presidência e aí meu caro... o DSS passará a partido e poderemos deixar de trabalhar nóvamente para voltar a ter esta cor bronzeada, a mente sã (!) e corpo bem definido pelo meio marítimo que só os surfistas desempregados sabem ostentar sem medo de represálias...






don't forget .... we have two blogs:

pt-> http://surfcamppt.blogspot.com
eng-> http://surfcamp-en.blogspot.com


------------------ Sites -----------------------
http://casamarela.moonfruit.com
http://www.surfcamppt.com
------------------------------------------------

2 comentários:

  1. A cena do Abismo....campanha do Freitas de Amaral para as Presidenciais: "Portugal está á beira do abismo...Prá frente Portugal!!". lol

    ResponderEliminar
  2. abismo?! que abiiiiiismo... :D

    ResponderEliminar