Um amigo meu é percursionista de uma banda, os Funkoffandfly e um outro amigo meu é de Minde. O meu primeiro amigo foi tocar ao VI festival de Jazz de Minde que decorre(u) este fim de semana... A estes dois amigos juntou-se ainda um terceiro amigo. E somos todos amigos dadas estas coisas estranhas da internet... todos praticamos - ou pelo menos tentamos... - surf e começámos há anos atrás a escrever no mesmo fórum, o melhor da especialidade dizem poraí. Juntamo-nos ocasionalmente para viajar ou meter a escrita em dia e há alturas em que nos apetece cometer um devaneio cultural pois nem só de desporto vive um homem!
E então misturam-se (bem) as coisas:
- amizade, música, comida e bebida... e o resultado foi soberbo dados os excessos de alguns destes artigos. A janta - a par da comida - foi à descrição e decorreu em conjunto com a banda num excelente estabelecimento cujo nome não posso revelar por ter sido fechado pela ASAE e, como tal, abre apenas para amigos, ocasiões especiais e sob fortes medidas de segurança e vigilância. Fica um exemplar:
- amizade, música, comida e bebida... e o resultado foi soberbo dados os excessos de alguns destes artigos. A janta - a par da comida - foi à descrição e decorreu em conjunto com a banda num excelente estabelecimento cujo nome não posso revelar por ter sido fechado pela ASAE e, como tal, abre apenas para amigos, ocasiões especiais e sob fortes medidas de segurança e vigilância. Fica um exemplar:
Não fôssemos nós amigos deste gajo e nem tínhamos tocado no bacalhau com natas... Pedro Cadete - Funkoffandfly e segurança privado da T'ásca da Ti Maria.
Aqui já o tal segurança aparecia mascarado de gajo porreiro... o nosso amigo surfista - lá atrás, de bóina e a puxar pela malta... - surge pelo meio dos amigos dele. Apreciem um pouco do muito de bom que (ainda) se vai fazendo neste nosso Portugalinho...
Minde é um daqueles locais que nos toca a alma. Além do português fala-se o minderico. Fica em plena Serra dos Candeeiros - ali prós lados das grutas de Mira d'Aire, aquelas que todos nós visitámos no ensino básico... - e grava-se-nos a ferro e fogo na mind de quem por lá passa pois é uma vila repléta de mais valia cultural.
Longe do mar não há surf pelo que a música e pintura e um forte orgulho minderico fazem-nos recordar o quão boa é a vida quando percorrida em comunhão. Ao contrário do que se poderia pensar, a população não está envelhecida mesmo tratando-se de uma vila no interior centro. Aparentemente as sucessivas gerações têm sempre mindericos malandrécos que se vêm entretendo imeeeeeenso nas grutas... algo normal dado o calcário abundante na zona... daí que do ponto de vista turístico - e menos erótico... - também termos ali perto aquelas de Santo António.
Pois... bem, não tirem o 'n' ao termo e apreciem um pouco de funk:
Não sei se já referi o facto de se comer bem e beber-se quase melhor. Tiveram tempo para inventar um dialeto local e há uns quantos que escrevem enquanto os demais lêem... nem todos alcançaram o sucesso mas divertem-se a persegui-lo. Deixo-vos exemplo do artista plástico que foi tentando noite adentro mas nunca o logrou alcançar...
O resultado poderá até nem ter ficado assim tão mau mas ter-me estado a flirtar uma noite inteira poderá ter perturbado um pouco a minha isenção no que concérne à avaliação dos dotes do mestre... mas digam vocês de vossa justiça.
A música ficou a carga de duas bandas... uma de blues - Stone Pony... nem comento o nome - com excelente reportório se bem que maioritáriamente emprestado e a do meu amigo Pedro, os já referidos Funkoffandfly cujo registo anda ali pelo Funk dos anos 70 carregados de boa disposição e sonoridade com algumas mãos cheias de originais. O improviso pautou grande parte da jornada musical... claro que saiu bem ou não estivéssemos nós perante excelentes músicos. Serão adentro acabaram por se juntar uns quantos de ambas e saiu para lá um Stone Funk engraçado. O recinto da localidade possuía boas condições e embora esteja inserido num vale lindíssimo, aquela deia que temos que sempre que nos deslocamos às lezírias ribatejanas enchemos o bandulho, ali também vale apesar da disparidade do terreno. Nunca no Ribatejo poderia faltar uma farta tasquinha de comes e bebes a preços comedidos... e o que seria do pobre Jazz sem uma boa e nobre morcela de arroz???
A noite começou morna com o público a ter alguma relutância em abandonar o conforto da cadeira mas após insistentes e a plenos pulmões... 'C'mon You Good People!!!' ou 'Let's Party You Funky People!!!' - oriundos de uma figura que tornou impossível adivinhar de onde raio saía aquele sonante vozeirão, acabámos por nos juntar todos ali à beira palco... muito ritmo, jazz, diversão e uma bebedeira engraçada.
O que tenho mais a acrescentar...???Viva Minde!!!
VII Festival de Jazz de Minde 2011...???? 'Tamos lá... conto convosco?
VII Festival de Jazz de Minde 2011...???? 'Tamos lá... conto convosco?
don't forget .... we have two blogs:
pt-> http://surfcamppt.blogspot.com
eng-> http://surfcamp-en.blogspot.com
------------------ Sites -----------------------
http://casamarela.moonfruit.comhttp://http://www.surfcamppt.com/
------------------------------------------------
que é que aconteceu ao cabelo do Pedro ?! andas muito de mota pá :p
ResponderEliminar